segunda-feira, 19 de abril de 2010

Arte Cristã Primitiva















Arte Cristã Primitiva

Após a morte de Cristo, seus discípulos encarregados de espalhar o evangelho se viam perseguidos pelos romanos, assim os cristãos mortos pelos romanos eram sepultados em catacumbas, e em suas paredes, por exemplo, a arte cristã era exprimida por meio de simples desenhos.






















As pinturas se limitavam a desenhos e representações referentes ao cristianismo, como o peixe, a cruz...



























Com o tempo elas evoluíram e começaram a retratar cenas dos testamentos, mas o tema preferido era o de Cristo, sendo sempre feitas por simples artesãos e pessoas do tipo.



















Depois os Cristãos pararam de serem perseguidos, permitindo um grande crescimento da religião, sendo que em sua arquitetura era preciso um grande espaço por causa do número de fiéis, seus arcos e absides tinham pinturas da arte cristã e a retratavam.

Arte Romana















Coliseu

Palco de lutas entre gladiadores e feras, apresentações teatrais, um anfiteatro, cujo a parte exterior era ornamentada por esculturas e colunas gregas, no caso sem a função de sustentação. Com o uso de abóbodas foi possível aumentar a amplitude do teatro, assim também o edifício poderia ser construído em qualquer lugar, diferentemente do que acontecia na Grécia.





Aqueduto de Le Pont de Dugard

Uma construção civil romana que revelava todo seu espírito prático, ao mesmo tempo toda leveza, e imponência se assemelhando ao próprio Império Romano, isso é conseqüência da formação dos arcos vazados apoiados em pilares fincados em rochas, tal obra apresenta tamanha imensidão e grandeza, atualmente está da região pertencente à França.






Arco Romano

O arco juntamente com a abóboda permite um uso melhor do espaço, sem um excesso de colunas, sua engenharia permite a divisão da tensão que é posta sobre ela, tal obra é herdada dos etruscos em união com a grega





Afresco

Os romanos principalmente nas cidades de Pompéia e Herculano, costumavam decorar com Afrescos e mosaicos, tais figuras retratavam homens em pé, sentados, a ilusão de janelas, e dentro dela animais, pássaros, ocorria também uma valorização dos detalhes, esses patrimônios de imenso valor histórico mostram a mistura do realismo com a imaginação.


Trajano-Imperador



Escultura
Apesar da influência grega, os romanos em suas esculturas demonstravam seu espírito prático, portanto são apenas representações de homens, onde é preocupado em mostrar, em dar uma realidade, isso é mostrado na posição de membros do corpo e também nas colunas que mostram alguns feitos romanos.



Arte Grega










A arte na Grécia
Na Grécia a principal caracteriza da arte grega é esculpir em mármore o corpo de homens nus, mas sempre em forma, pois para os gregos o corpo é a “maquina” mais perfeita que existe.
Dentre as características que havia a arte uma era a simetria(tudo oq havia de um lado havia do outro)

A diferença entre estatuas femininas e masculinas é que as femininas nunca estão completamente nuas.

•Depois de algum tempo não se usava mais o mármore e sim o Bronze onde era mais rígido e não corria o risco de trincar com o próprio peso

•Nos templos da Grécia foi onde surgiram as primeiras características inovadoras quem até hoje são usadas, como por exemplos os pilares e a simetria.

Egito
















•A arte no Egito, pretendia ser útil e não se falava em peças ou em obras belas, e sim em eficazes ou eficientes,as pinturas e hieróglifos nas paredes das tumbas, eram uma "forma de registro" da vida e atividades diárias do falecido, o tamanho das figuras indicam suas "importâncias" como por exemplo, os faraós eram representados como gigantes e os servos como pigmeus, o homem era sempre pintado em vermelho, e a mulher ocre, a cor era de extrema importância para os egípcios e outra característica era a da representação humana, que tinha que seguir a Lei da Frontalidade,cabeças e pés vistos de perfil,olhos mostrados frontalmente,metade superior dos ombros e tronco de frente e braços e pernas apresentados por inteiro, de perfil.




















Tais grandes obras eram usadas para mostrar a grandeza do seu poder, fazendo o homem se sentir pequeno em proporção.







busto da rainha Nefertite




A escultura no egito, tinha como objetivo eternizar a vida do faraó, já que acreditavam na vida após a morte.









As pirâmides de Gizé


As irÂmides eram construídas com a finalidade de ser o túmulo de faraós que la era sepultado, e junto com toda sua riqueza, pois acreditava na vida após a morte, assim sua riqueza e seu corpo mumificado estariam ali quando seu espirírito voltasse, vale a pena destacar as pirâmides Queóps, Miquerinos e Quefrén, além da Esfinge no qual acredita-se que era protetor das pirânides, e possuia um aspecto mitológico.

Pré-história










Arte na Pré-História Como se sabe a pré história foi divida em três períodos, mas a arte surgiu só no segundo período: Paleolítico superior, onde surgiram os primeiros “artistas”. A naturalismo foi a característica marcante desse período, pois utilizavam como inspiração tudo aquilo que conheciam como por exemplo a suas próprias mãos, onde apoiavam na mão e jogavam areia, onde a sua mão estava a areia não manchava, logo a aparecia o contorno dela, dando um efeito de “negativo”





Como o naturalismo era a principal característica do período, era muito comum pitarem suas caças como por exemplo renas.
um modo de representa a natureza é a forma que pintavam, animais que eles temiam pintavam com traços fortes, já os animais que eles não temiam como por exemplo cavalos eles pintavam com traços leves.



A arte no Período Neolítico.
Nesse período a um grande desenvolvimento no Homem, onde tudo refletiu na arte, o naturalismo já não fazia parte da arte, as novas características faziam um estilo simplificado e geometrizante.
Os desenhos representavam o que eles faziam no dia-a-dia como pro exemplo caçar ou fazer agricultura, as pessoas representada com poucos traços sem cores mais sempre em conjunto.
Veja na imagem a seguir :

Cerâmica:
Nesse período a cerâmica possui uma grande preocupação com a estética.
Nesse período começaram a utilizar não só a argila mas também o metal, então são ótimos documentos(fontes históricas).
No ponto de vista estético a cerâmica possui muito detalhes,.